OFICINAS

OFICINA DE CLARINETE com Rui Alvim

BATE PAPO SOBRE BANDAS DE MÚSICA 
com Maestro Washington

OS INSTRUTORES

MAESTRO HÉLIO RODRIGUES

Helinho Foto Trombone.jpeg

INSTRUTOR DA AULA PRESENCIAL "OFICINA DE PRÁTICA DE ORQUESTRA DE SOPROS"

Hélio Rodrigues é Graduado em Licenciatura em Educação Musical e Pós Graduado em Educação Musical e Ensino de Artes. Iniciou seus estudos no ano de 1992 na Sociedade Musical Nova Aurora na classe de trombone do professor Luiz Lopes, no mês de junho do ano de 2006, assumiu a Regência da Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora.

Foi orientado por renomados trombonistas e professores em Festivais por todo o País, do qual se destacam: Dalmário Oliveira( Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), Bart Claessens(Trombone solo da Royal Concertgebow Orkester – Holanda), Pablo Fenoglio(Trombonista da Orquestra Sinfônica do Teatro Cólon – Argentina), Ben Van Dijik(Trombone Baixo da Roterdam Filarmônica-HOL e Professor de Trombone do Conservatório de Roterdam-HOL), Jay Freidman(Trombone solo da Orquestra Sinfônica de Chicago), Scoth Hartman(Trombonista do quarteto de trombones For of  Kand e do Quinteto de Metais Milenium Brass), Dárcio Gianneli, Alex Tartáglia e Darring Milling trombonistas da OSESP(Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Antônio Henrique Seixas(Orquestra Sinfônica Brasileira), Sérgio de Jesus(Orquestra Sinfônica Nacional), Emerson Teixeira(Trombonista da OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP), Ricardo Santos(Orquestra Sinfônica Brasileira).

Integrou a Orquestra Sinfônica do FEMUSICA (Festival de Música de Inverno de Campos dos Goytacazes) nos anos de 2001 a 2007; 

Integrou a Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica e Orquestra de Metais da 30ª Oficina Internacional de Música Erudita de Curitiba-PR.

Integrou a Orquestra Sinfônica do FEMUSC (Festival Internacional de Música de Santa Catarina) nos anos de 2008, 2013 e selecionado para Orquestra Sinfônica do FEMUSC e do Grupo de Metais do FEMUSC 2014.

Aprovado em 1º Lugar para Bacharelado em música com especialidade em Trombone Baixo no ano de 2008 na UFRJ onde foi orientado pelo Professor Dalmário Oliveira.

Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem de Campos dos Goytacazes de 2001 á 2008, atuando como trombonista.

Integrou a Orquestra Sinfônica da Academia Petrobrás Sinfônica nas temporadas de 2004 a 2007 atuando como trombonista.

Atuou como musico substituto no Naipe de Trombones das principais Orquestras profissionais do Rio de Janeiro: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional – UFF/RJ, Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica Rio, participou ainda como músico convidado da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP e Orquestra Tabajara/RJ.

Atuou como Maestro da Macaé Jazz Band em festivais de Jazz na região Norte e Costa do Sol do Estado do Rio de Janeiro. Foi selecionado para integrar a Orquestra sinfônica Jovem do Brasil como Trombonista Baixo em concerto realizado no ano de 2009 na Sala Cecília Meireles – RJ; Integrou a Orquestra Sinfônica VGL(Video Games Live) nas temporadas 2009, 2010,  2011 e 2012.
Atuou como Maestro convidado da Banda Sinfônica União dos Operários de São João da Barra/RJ nos anos de 2015, 2016 e 2017.     

Atuou como Maestro convidado da centenária Banda Sinfônica Campesina Friburguense de Nova Friburgo no ano de 2017.

Atualmente atua como Maestro Titular e Diretor Artístico da Banda Sinfônica Nova Aurora e atuou em dois mandatos como Presidente da Sociedade Musical Nova Aurora.

RUI ALVIM

Rui Alvim 3.jpg

INSTRUTOR DA AULA ONLINE "OFICINA DE CLARINETE"

Junto ao grupo Água de Moringa desenvolve um trabalho há 30 anos, com excelente suporte de crítica e de público. Com cinco CD’s lançados, o mais recente trabalho é inteiramente dedicado à obra do grande amigo e bandolinista Joel Nascimento. Com o grupo apresentou concertos em Portugal, França e Colômbia.


Atua ainda em outras formações instrumentais como o Los Cuatro, grupo dedicado á pesquisa e integração de repertorio da América latina ao choro, com um cd lançado - “Los Cuatro, outros caminhos do choro”. Com este grupo se apresentou no festival “Sonamos Latinoamérica” no Perú (2014) e Colômbia (2015); Sexteto Mauricio Carrilho, Orquestra Pixinguinha na Pauta, Orquestra Furiosa Portátil, Orquestra do Rancho Flor do Sereno, Orquestra Criôla do maestro Humberto Araujo e a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro.

 

Atuou também em outras formações significativas do cenário instrumental: a Orquestra de Música Brasileira dirigida pelo maestro Roberto Gnattali e a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Possui ainda vasta experiência em estúdio e em shows de grandes nomes da MPB e como: Maria Betânia, Paulo César Pinheiro, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Paulinho Moska, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Moacyr Luz, Walter Alfaiate, Fundo de Quintal, Nelson Sargento, Marcos Sacramento, Mariana Baltar, Nei Lopes, etc.
 

Gravou também com vários grupos instrumentais onde se destacam: Princípios do choro (diversos), Quinteto Villa Lobos, Zé Paulo Becker, Naylor Proveta, Maurício Carrilho, Toninho Horta, Ronaldo do Bandolim, Déo Rian, Joel do Nascimento, Choro carioca música do Brasil (diversos), Joaquim Calado – Pai do choro (diversos), Cyro Pereira com Jazz Sinfônica do Estado de SP, Eduardo Neves, Rogério Caetano, Trio Madeira Brasil, Yamandu, Brasileirinho (filme).

CÁSSIO ACIOLI

fotos catalogo bosph. (1).jpg

INSTRUTOR DA AULA PRESENCIAL "OFICINA DE PERCUSSÃO SINFÔNICA E POPULAR"

Carioca e Tijucano, Cássio Acioli começou a tocar em 1992 e iniciou seus estudos de bateria e percussão em 1997 na Escola de Música Villa Lobos com o professor Léo Sampaio. Posteriormente com Eliseu Costa e com André Boxexa Mello, onde concluiu o curso técnico de Bateria e Percussão Sinfônica. Estudou Tímpanos e Teclados barrafônicos na Academia de Música Lorenzo Fernandez com Eliseu Costa.

Em 2002 ingressou na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, estudando com Luis D'Anunciação (Pinduca) na Escola de Percussão da Orquestra Sinfônica Brasileira. Atuou na Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica Brasileira. Orquestra Sinfônica Rio(acompanhando Martinho da Vila e “The Motions Trio” – Polônia e gravação de CD de Turíbio Santos ), e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (onde atuou como músico extra de 2003 a 2010) e Orquestra Petrobras Sinfônica.

No cenário popular já dividiu o palco tocando bateria em shows, participações ou em gravações com artistas como: Cláudia Telles, Jerry Adriani, Jorge Vercillo, Ithamara Koorax, Agnaldo Timóteo, Asaph Borba, Leny Andrade, Paulinho Tapajós, Wanda Sá, Claudette Soares, Billy Blanko, Maria Creuza, P.C. Feital, Roberto Menescal, Jota Maranhão, Rose Maia, Reizilan, Millecco e outros.

Licenciado em Música atua como Professor chefe de percussão do Insttituto Brasileiro de Música e Educação ( Programa Orquestra nas Escolas) que alcança alunos das redes municipais no Rio de Janeiro.

Mais de 15 anos de experiência no ensino de música em escolas regulares e escolas de música, em cursos e projetos sociais, para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Experiência artística desde 2002, atuando nas principais Orquestras Sinfônicas do Rio de Janeiro, em grupos musicais e artistas de música popular. Pesquisador de vasto material acadêmico de música popular brasileira e seus ritmos regionais.

Desde 2011 Cássio Acioli é artista endorser da marca turca de pratos
Bosphorus Cymbals.

MAESTRO WASHINGTON LUIZ

Foto Maestro Washington Luiz.jfif

INSTRUTOR DA AULA ONLINE "BATE-PAPO SOBRE BANDAS DE MÚSICA"

Washington Luiz Gomes é um maestro, compositor e arranjador cearense que iniciou sua carreira musical aos 9 anos de idade, na Banda Pe. Pio Pinho de Oliveira, em Jucás (CE), sob a orientação do Maestro Álvaro Correia de Araújo.

 

Estudou música na Escola Técnica Federal do Ceará e, nesse período, teve como professores os maestros Costa Holanda, Manoel Ferreira e Capitão Nascimento.

 

Fez cursos pela SECULT-CE de regência, harmonia, organologia, prática instrumental e prática de conjunto e outros, e professores como Eduardo Fidelis, Orlando Leite, Márcio Landi e Walter Célio. Licenciado em música pela Universidade Claretiana, cursa pós graduação em Ensino Coletivo de Musica.

 

Atualmente é Maestro das Bandas Municipais de Acopiara, Mombaça e Quixelô, e realiza trabalhos como Assessor de Bandas para várias cidades da região Centro-Sul do Estado do Ceará.