top of page
Background2 (1)_edited.jpg

MINISTÉRIO DO TURISMO E PETROBRAS APRESENTAM

Pombo Correio - Despedida de MangueiraAlexandre Maionese
00:00 / 04:23
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
Background2 (1)_edited.jpg

PROGRAMAÇÃO

Exposição

17 a 26/06

EXPOSIÇÃO BIOGRÁFICA

Cidade Universitária de Macaé
Av. Aluízio da Silva Gomes, nº 50, 
Granja dos Cavaleiros - Macaé/RJ.

Galeria de Exposições da Secretaria de Cultura de Macaé
Av. Rui Barbosa, nº 780, 
Centro, Macaé/RJ

e nos locais das apresentações musicais.

17/06
20h

Show Musical

COLETIVO CHORO NA RUA CONVIDA PEDRO MIRANDA E NILZE CARVALHO

Pátio da Sociedade Musical Nova Aurora

Av. Rui Barbosa, nº 551, Centro, Macaé / RJ

Show Musical

18/06
20h

GRUPO PÉ DE PITANGA CONVIDA GRUPO GALOCANTÔ
APRESENTANDO A REVELAÇÃO LOCAL KARINE

Casa de Cultura Villa Maria - UENF

Rua Baronesa da Lagoa Dourada, nº 234, Centro, Campos dos Goytacazes / RJ

Show Musical

24/06
20h

COLETIVO SANTO SAMBA CONVIDA MARQUINHOS DINIZ PARA UM TRIBUTO A MONARCO

APRESENTANDO A REVELAÇÃO LOCAL NEGA MARI

Praça do Teatro Municipal de Cabo Frio

R. Aníbal Amador do Vale, s/n, Algodoal, Cabo Frio/ RJ

(*) Todos os locais já possuem ou terão acessibilidade para portadores de necessidades especiais e banheiros adaptados

21h30

GRUPO SOU MAIS ELAS

Pátio da Sociedade Musical Nova Aurora

Av. Rui Barbosa, nº 551, Centro, Macaé / RJ

Show Musical

25/06
20h

CONJUNTO CHORO DA LYRA CONVIDA O CHORO DELAS
COM DANIELA SPIELMANN, SHEILA ZAGURY E CLARICE MAGALHÃES EM "UM TRIBUTO AOS MESTRES DO CHORO COM UM TOQUE FEMININO"

Show Musical

26/06
11h

SHOW DE ENCERRAMENTO COM A BANDA SINFÔNICA NOVA AURORA

Pátio da Sociedade Musical Nova Aurora

Av. Rui Barbosa, nº 551, Centro, Macaé / RJ

Oficinas

18 e 25/06

OFICINAS MUSICAIS

Oficinas Musicais Online (duas vídeo aulas) e presenciais: uma aula em Campos dia 18 e uma em Macaé dia 25.

 

Coordenação: Silvério Pontes e maestro Hélio Rodrigues.

Instrutores: Hélio Rodrigues, Maestro Washington, Rui Alvim, Cássio Acioli e Silvério Pontes (vídeo aulas estarão disponíveis aqui no hotsite a partir de 10  de junho).

Inscrições e informações adicionais: acesse OFICINAS no menu acima para mais informações.

Background2 (1)_edited.jpg

ATRAÇÕES

Show Musical

Coletivo Choro na Rua convida

Pedro Miranda e Nilze Carvalho

Coletivo Choro na Rua

O Coletivo Choro na Rua, formado em 2016, tem como lema a prática da roda de choro, para manter viva a rica tradição instrumental do gênero da música popular nascida no Brasil. Sua experiência de improvisação coletiva, domínio técnico e solidariedade musical encanta pela execução magistral dos temas musicais mais emblemáticos do Choro.

 

O Coletivo Choro na Rua é composto por Silvério Pontes, Zé da  Velha, Hamilton de Holanda, Henrique Cazes, Daniela Spielmann, Dudu Oliveira, Luís Barcelos, Alexandre Maionese, Bebe Kramer, Marcelo Caldi, Rogério Caetano, Charles da Costa, Paulão 7 Cordas, Alessandro Cardozo, Netinho Albuquerque e Rodrigo Jesus.

Pedro-Miranda-400px.jpg

Pedro Miranda

Cantor, percussionista, ator, compositor: PEDRO MIRANDA é um intenso artista carioca. Começou a cantar em rodas de samba nos anos 90, em meio à revitalização da Lapa, e dali se projetou.

Já rodou mundo afora e deixou sua marca em discos coletivos, como "O Samba é Minha Nobreza", "Lembranças Cariocas", "Samba pras Crianças" e "Lamartiníadas", além de ter gravado em discos de Gilberto Gil, Mario Adnet, Eduardo Gallotti, João Callado, Antonia Adnet, Roberta Sá e Casuarina.

Por "Samba Original", seu terceiro trabalho, conquistou o Prêmio da Música Brasileira 2017 na categoria Melhor Disco de Samba. Na mesma premiação, recebeu a indicação de Melhor Cantor de Samba.

Nilze-Carvalho-400px.jpg

Créditos: Valéria Martins

Nilze Carvalho

A talentosa Nilze Carvalho é cantora, instrumentista, compositora e produtora.

 

Coleciona apresentações cantando e tocando ao lado de grandes nomes da música popular brasileira e internacional, como: Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues, Martin ́ália, Monarco, Nei Lopes, Hamilton de Holanda, Elton Medeiros, Dudu Nobre, Zélia Duncan, Roberta Sá, Stefano Bollani, Marvio Ciribelli, Nicolas Krassik, Teresa Cristina entre outros.

 

Com um grupo de amigos, Nilze formou no ano 2000 o grupo Sururu na Roda, eleito o Melhor Grupo de Samba no Prêmio da Música Brasileira 2014. Em 2010 lançou “O que é Meu” CD lançado pela gravadora Biscoito Fino e ganhou em duas categorias no Prêmio Música da Lapa: Melhor CD e Melhor Cantora. 

Youtube_ Canal oficial Nilze Carvalho

https://www.youtube.com/c/NilzeCarvalhoOficial
 

Spotify_ Perfil oficial

https://open.spotify.com/artist/2bKdKvWKErRrUpSrLsDjyH?si=JlAyx32WRtSSo-uL0H-ZgA
 

Instagram_ @nilze.carvalho

Facebook_ Nilze Carvalho II

Show Musical

Grupo Pé de Pitanga convida

Grupo Galocantô

Apresentando a revelação local KARINE

Grupo Pé de Pitanga

O grupo Pé de Pitanga, criado em 2014, tem como tradição apresentar a grandiosidade e a diversidade da música popular brasileira e também preza pela pesquisa e o resgate de compositores de “chorinho”. Possui um repertório repleto de composições de grandes nomes da música nacional, de diferentes ritmos como o choro, samba, bossas, xotes, marchas, frevos e outros estilos musicais do Brasil. O grupo Pé de Pitanga é composto por Felipe Ábido, Vitor Vieira, Joel Monção, Ricardo Maciel e Antônio Rocha.

Grupo Galocantô

O grupo Galocantô começou a partir de uma brincadeira de se reunir para cantar e tocar samba  na rua Joaquim Silva na Lapa toda quinta-feira. Com apoio de Ivan Milanez, baluarte do Império Serrano, esses encontros semanais viraram símbolo de resistência, frequentado por muita gente consagrada como Beth Carvalho, Camunguelo, Renatinho Partideiro, Luiz Carlos da Vila, entre outros bambas. Nesse cenário de resistência e amor ao samba, o que era uma brincadeira se transformou em um trabalho sério com a formação do Galocantô em meados do ano 2000.

Karine400px.jpg

KARINE

KARINE é cantora, compositora e artista independente da cidade de Campos dos Goytacazes. Descobriu sua paixão pela música no colégio e começou a atuar profissionalmente cantando em bares, casamentos, cerimônias aos 16 anos; mas apenas no ano de 2021 conseguiu recursos para realizar o sonho de lançar seu primeiro trabalho autoral. 

Seu EP CAIS, que conta com 4 canções de sua autoria (Cais, Aquarela, Matilha e Vacilar) com grandes amigos compositores, incluindo a presença do consagrado sambista Xande de Pilares, passeia entre os estilos que compõem suas referências da bossa nova, samba e da música popular brasileira e já possui mais de meio de milhão de plays e uma média de 20 mil ouvintes mensais nas plataformas digitais. 

Show Musical

Coletivo Santo Samba convida

Marquinhos Diniz para um tributo a Monarco

Apresentando a revelação local Nega Mari

Inspirado pela tradicional roda carioca da Pedra do Sal, no Rio de Janeiro, o Coletivo Santo Samba nasceu em setembro de 2012, na cidade de Cabo Frio. O projeto Santo Samba visa oferecer um cardápio do melhor da música popular brasileira e fortalecer a formação de novo público, bem como também promover oficinas de percussão e de canto para crianças e jovens de escolas da periferia. O Santo Samba já recebeu como convidados especiais: Mestre Wilson Moreira, Jorginho do Pandeiro, Sombra, Alice Passos, Mariana Baltar, Nina Wirtti, Zé da Velha e Silvério Pontes, Joyce Cândido, Eduardo Canto entre outros.

Marquinhos Diniz

Nascido em berço de Samba, Marcos Diniz é o filho caçula do Mestre Monarco. Faz parte da ala de compositores da Escola de Samba Portela. Conhecido nas rodas de samba como Marquinhos Diniz é o compositor dos seguintes sambas interpretado por Zeca Pagodinho como: Caviar,  Parabólica, Mary Lú, Conflito, Dona Esponja, Dona Encrenca, Pururuca,  Preservação das Raízes, Sururu na feira, Comunidade Carente, O som do  Samba e Simcopado Ensaboado e Mané Rala Peito, O carro do Ovo : Para  Bezerra da Silva ; Medo de Virar Galeto e Cobra Mandada. Muitos intérpretes gravaram os sambas de Marquinhos Diniz, entre eles Almir Guineto, Dudu  Nobre, Reynaldo, Arlindo Cruz e vários outros grandes nomes do samba.

Facebook: MarquinhosDiniz

Instagram: @Marquinhos Diniz

Nega Mari

Cantora de samba, criada em Cabo Frio, e aldeense de nascença (04/04/1991). Quando criança cantava em coral e tocava violino na orquestra da igreja. Participou de campeonatos de karaokê, podiando em todos. Finalista no Canta Cabo Frio 2019 e duas vezes ganhadora do Troféu Rosário Maia (2020/2021), como melhor cantora de samba da região dos lagos. Mãe e defensora dos direitos das mulheres negras, vem lutando para o vocal feminino no samba ser mais reconhecido aqui na região.

Show Musical

Conjunto Choro da Lyra convida O Choro Delas, com Daniela Spielmann, Sheila Zagury e Clarice Magalhães em "Um tributo aos mestres do Choro com um toque feminino"

Apresentando a revelação local Grupo Sou Mais Elas

O Choro Delas

O “Choro Delas” é um tributo aos grandes mestres do choro com um toque feminino. Em um projeto exclusivo para o Festival Benedicto Lacerda, as musicistas  Daniela Spielmann, Sheila Zagury e Clarice Magalhaes com a dolência do choro e a liberdade criativa do jazz e a acuidade da música de câmara, entregam uma performance de sensível e delicada feminilidade ao chorinho. 

Grupo Sou Mais Elas

Unidas pelo amor à música, o grupo Sou Mais Elas foi criado no ano de 2021 em Macaé. Promove o protagonismo feminino na área artística, ao divulgar e fortalecer o cenário do Samba e Pagode Feminino. O  grupo composto por Pamela Oliveira, Clarissa Silva, Evelyn Picaluga ,Janaina Gibson, Kátia Fróes, Laura Andrade, Patrícia Dal Bello, Quezia barbosa,Tatiana Cohen.

Show Musical

Show de Encerramento com a Banda Sinfônica Nova Aurora

Campeã nacional e bicampeã estadual, a Banda Nova Aurora logrou títulos que coroaram a grandeza da música e da cultura macaense.

Em 2006, evoluiu sua formação para Banda Sinfônica Nova Aurora, capaz de interpretar um repertório de maior variedade, riqueza e complexidade musical.

A instituição cultural mais longeva da cidade de Macaé completa 150 anos em 2023, mais um marco em continuidade à sua história plena de glórias e conquistas.

Background2 (1)_edited.jpg

OFICINAS

OFICINA DE CLARINETE com Rui Alvim

BATE PAPO SOBRE BANDAS DE MÚSICA 
com Maestro Washington

OS INSTRUTORES

MAESTRO HÉLIO RODRIGUES

Helinho Foto Trombone.jpeg

INSTRUTOR DA AULA PRESENCIAL "OFICINA DE PRÁTICA DE ORQUESTRA DE SOPROS"

Hélio Rodrigues é Graduado em Licenciatura em Educação Musical e Pós Graduado em Educação Musical e Ensino de Artes. Iniciou seus estudos no ano de 1992 na Sociedade Musical Nova Aurora na classe de trombone do professor Luiz Lopes, no mês de junho do ano de 2006, assumiu a Regência da Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora.

Foi orientado por renomados trombonistas e professores em Festivais por todo o País, do qual se destacam: Dalmário Oliveira( Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), Bart Claessens(Trombone solo da Royal Concertgebow Orkester – Holanda), Pablo Fenoglio(Trombonista da Orquestra Sinfônica do Teatro Cólon – Argentina), Ben Van Dijik(Trombone Baixo da Roterdam Filarmônica-HOL e Professor de Trombone do Conservatório de Roterdam-HOL), Jay Freidman(Trombone solo da Orquestra Sinfônica de Chicago), Scoth Hartman(Trombonista do quarteto de trombones For of  Kand e do Quinteto de Metais Milenium Brass), Dárcio Gianneli, Alex Tartáglia e Darring Milling trombonistas da OSESP(Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Antônio Henrique Seixas(Orquestra Sinfônica Brasileira), Sérgio de Jesus(Orquestra Sinfônica Nacional), Emerson Teixeira(Trombonista da OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP), Ricardo Santos(Orquestra Sinfônica Brasileira).

Integrou a Orquestra Sinfônica do FEMUSICA (Festival de Música de Inverno de Campos dos Goytacazes) nos anos de 2001 a 2007; 

Integrou a Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica e Orquestra de Metais da 30ª Oficina Internacional de Música Erudita de Curitiba-PR.

Integrou a Orquestra Sinfônica do FEMUSC (Festival Internacional de Música de Santa Catarina) nos anos de 2008, 2013 e selecionado para Orquestra Sinfônica do FEMUSC e do Grupo de Metais do FEMUSC 2014.

Aprovado em 1º Lugar para Bacharelado em música com especialidade em Trombone Baixo no ano de 2008 na UFRJ onde foi orientado pelo Professor Dalmário Oliveira.

Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem de Campos dos Goytacazes de 2001 á 2008, atuando como trombonista.

Integrou a Orquestra Sinfônica da Academia Petrobrás Sinfônica nas temporadas de 2004 a 2007 atuando como trombonista.

Atuou como musico substituto no Naipe de Trombones das principais Orquestras profissionais do Rio de Janeiro: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional – UFF/RJ, Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica Rio, participou ainda como músico convidado da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP e Orquestra Tabajara/RJ.

Atuou como Maestro da Macaé Jazz Band em festivais de Jazz na região Norte e Costa do Sol do Estado do Rio de Janeiro. Foi selecionado para integrar a Orquestra sinfônica Jovem do Brasil como Trombonista Baixo em concerto realizado no ano de 2009 na Sala Cecília Meireles – RJ; Integrou a Orquestra Sinfônica VGL(Video Games Live) nas temporadas 2009, 2010,  2011 e 2012.
Atuou como Maestro convidado da Banda Sinfônica União dos Operários de São João da Barra/RJ nos anos de 2015, 2016 e 2017.     

Atuou como Maestro convidado da centenária Banda Sinfônica Campesina Friburguense de Nova Friburgo no ano de 2017.

Atualmente atua como Maestro Titular e Diretor Artístico da Banda Sinfônica Nova Aurora e atuou em dois mandatos como Presidente da Sociedade Musical Nova Aurora.

RUI ALVIM

Rui Alvim 3.jpg

INSTRUTOR DA AULA ONLINE "OFICINA DE CLARINETE"

Junto ao grupo Água de Moringa desenvolve um trabalho há 30 anos, com excelente suporte de crítica e de público. Com cinco CD’s lançados, o mais recente trabalho é inteiramente dedicado à obra do grande amigo e bandolinista Joel Nascimento. Com o grupo apresentou concertos em Portugal, França e Colômbia.


Atua ainda em outras formações instrumentais como o Los Cuatro, grupo dedicado á pesquisa e integração de repertorio da América latina ao choro, com um cd lançado - “Los Cuatro, outros caminhos do choro”. Com este grupo se apresentou no festival “Sonamos Latinoamérica” no Perú (2014) e Colômbia (2015); Sexteto Mauricio Carrilho, Orquestra Pixinguinha na Pauta, Orquestra Furiosa Portátil, Orquestra do Rancho Flor do Sereno, Orquestra Criôla do maestro Humberto Araujo e a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro.

 

Atuou também em outras formações significativas do cenário instrumental: a Orquestra de Música Brasileira dirigida pelo maestro Roberto Gnattali e a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Possui ainda vasta experiência em estúdio e em shows de grandes nomes da MPB e como: Maria Betânia, Paulo César Pinheiro, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Paulinho Moska, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Moacyr Luz, Walter Alfaiate, Fundo de Quintal, Nelson Sargento, Marcos Sacramento, Mariana Baltar, Nei Lopes, etc.
 

Gravou também com vários grupos instrumentais onde se destacam: Princípios do choro (diversos), Quinteto Villa Lobos, Zé Paulo Becker, Naylor Proveta, Maurício Carrilho, Toninho Horta, Ronaldo do Bandolim, Déo Rian, Joel do Nascimento, Choro carioca música do Brasil (diversos), Joaquim Calado – Pai do choro (diversos), Cyro Pereira com Jazz Sinfônica do Estado de SP, Eduardo Neves, Rogério Caetano, Trio Madeira Brasil, Yamandu, Brasileirinho (filme).

CÁSSIO ACIOLI

fotos catalogo bosph. (1).jpg

INSTRUTOR DA AULA PRESENCIAL "OFICINA DE PERCUSSÃO SINFÔNICA E POPULAR"

Carioca e Tijucano, Cássio Acioli começou a tocar em 1992 e iniciou seus estudos de bateria e percussão em 1997 na Escola de Música Villa Lobos com o professor Léo Sampaio. Posteriormente com Eliseu Costa e com André Boxexa Mello, onde concluiu o curso técnico de Bateria e Percussão Sinfônica. Estudou Tímpanos e Teclados barrafônicos na Academia de Música Lorenzo Fernandez com Eliseu Costa.

Em 2002 ingressou na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, estudando com Luis D'Anunciação (Pinduca) na Escola de Percussão da Orquestra Sinfônica Brasileira. Atuou na Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica Brasileira. Orquestra Sinfônica Rio(acompanhando Martinho da Vila e “The Motions Trio” – Polônia e gravação de CD de Turíbio Santos ), e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (onde atuou como músico extra de 2003 a 2010) e Orquestra Petrobras Sinfônica.

No cenário popular já dividiu o palco tocando bateria em shows, participações ou em gravações com artistas como: Cláudia Telles, Jerry Adriani, Jorge Vercillo, Ithamara Koorax, Agnaldo Timóteo, Asaph Borba, Leny Andrade, Paulinho Tapajós, Wanda Sá, Claudette Soares, Billy Blanko, Maria Creuza, P.C. Feital, Roberto Menescal, Jota Maranhão, Rose Maia, Reizilan, Millecco e outros.

Licenciado em Música atua como Professor chefe de percussão do Insttituto Brasileiro de Música e Educação ( Programa Orquestra nas Escolas) que alcança alunos das redes municipais no Rio de Janeiro.

Mais de 15 anos de experiência no ensino de música em escolas regulares e escolas de música, em cursos e projetos sociais, para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Experiência artística desde 2002, atuando nas principais Orquestras Sinfônicas do Rio de Janeiro, em grupos musicais e artistas de música popular. Pesquisador de vasto material acadêmico de música popular brasileira e seus ritmos regionais.

Desde 2011 Cássio Acioli é artista endorser da marca turca de pratos
Bosphorus Cymbals.

MAESTRO WASHINGTON LUIZ

Foto Maestro Washington Luiz.jfif

INSTRUTOR DA AULA ONLINE "BATE-PAPO SOBRE BANDAS DE MÚSICA"

Washington Luiz Gomes é um maestro, compositor e arranjador cearense que iniciou sua carreira musical aos 9 anos de idade, na Banda Pe. Pio Pinho de Oliveira, em Jucás (CE), sob a orientação do Maestro Álvaro Correia de Araújo.

 

Estudou música na Escola Técnica Federal do Ceará e, nesse período, teve como professores os maestros Costa Holanda, Manoel Ferreira e Capitão Nascimento.

 

Fez cursos pela SECULT-CE de regência, harmonia, organologia, prática instrumental e prática de conjunto e outros, e professores como Eduardo Fidelis, Orlando Leite, Márcio Landi e Walter Célio. Licenciado em música pela Universidade Claretiana, cursa pós graduação em Ensino Coletivo de Musica.

 

Atualmente é Maestro das Bandas Municipais de Acopiara, Mombaça e Quixelô, e realiza trabalhos como Assessor de Bandas para várias cidades da região Centro-Sul do Estado do Ceará.

Background2 (1)_edited.jpg

LIVRETO BIOGRÁFICO

Clique na capa para baixar gratuitamente o livro em PDF!

Capa do Livreto Biográfico de Benedicto Lacerda - FCBL 2022
Background2 (1)_edited.jpg

EXPOSIÇÃO BIOGRÁFICA

Clique para ampliar a imagem!

Painel-1-Expo-FCBL-2022.jpg
Painel-2-Expo-FCBL-2022.jpg
Painel-3-Expo-FCBL-2022.jpg
Painel-5-Expo-FCBL-2022.jpg
Painel-4-Expo-FCBL-2022.jpg
Painel-6-Expo-FCBL-2022.jpg
Painel-7-Expo-FCBL-2022.jpg
Painel-8-Expo-FCBL-2022.jpg
VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA
Background2 (1)_edited.jpg

EQUIPE DE PRODUÇÃO

AGNES W. TEMOTEO – APOIO A PRODUÇÃO/COORDENAÇÃO
ESTEFANI MIRANDA – APOIO A PRODUÇÃO/COORDENAÇÃO
HÉLIO RODRIGUES – COORDENAÇÃO DE OFICINAS MUSICAIS
ISABELA FICHER – SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO E GESTÃO
JOELSON TOLEDO – SUPERVISÃO DE MÍDIAS E ARTES
MARCOS KUIKA – COORDENAÇÃO GERAL
MARIZA LOPES – APOIO A PRODUÇÃO/COORDENAÇÃO
SILVÉRIO PONTES – CURADORIA

Usina de Fomento Cultural

Produção de Artes, Mídia e Assessoria de Imprensa

© 2026 por Usina de Fomento Cultural.

SIGA A USINA

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page