top of page

Festival Cultural Benedicto Lacerda 2010

Logo-FCBL-2010-Site-Usina.jpg
(Release oficial do FCBL 2010, com assessoria de imprensa da FV2 Comunicação Integrada, por Fernanda Viseu, Thaisa Barbiero e Nathália Andrade)

Choro e samba marcam o 3º Festival Cultural Benedicto Lacerda

Evento acontece de 7 a 10 de julho 

Promovido pela ONG Usina de Fomento Cultural em Macaé, o festival homenageia, anualmente, o macaense Benedicto Lacerda (1903-1958), músico importante no cenário nacional. Com atribuições artísticas como compositor, flautista, maestro, saxofonista, diretor musical e empresário, Benedicto revolucionou a música brasileira com sua presença em rádios, estúdios, palcos, praças e coretos. Os amantes de choro e samba desfrutarão de uma programação com apresentações musicais, oficina de conhecimento e mostras culturais com produtos regionais como os dos alambiques de Quissamã e da Fazenda Machadinha. 

Neste ano, além de Benedicto Lacerda, o evento também prestará homenagem aos 100 anos do músico Luiz Barbosa (1910-1938), outro grande talento do samba que nasceu em Macaé. Trata-se do inventor do “breque no samba” e do “samba no chapéu de palha”. Luiz Barbosa contraiu tuberculose e, por este motivo, não tinha forças para tocar pandeiro, como seus companheiros, pois à época o instrumento era mais pesado. Como não poderia viver sem música, inventou o samba no chapéu de palha. Ele fez sucesso na década de 1930, chegando a gravar “No tabuleiro da baiana” com a cantora Carmem Miranda. 

O Festival Cultural Benedicto Lacerda começa no dia 7 de julho e vai até o dia 10. Na programação diversas atividades culturais, todas gratuitas. Segundo Rúben Pereira, um dos organizadores do festival, o objetivo é contaminar as pessoas com o choro e samba e apresentar aos mais jovens as raízes culturais de Macaé.

- Macaé tem grande presença na música brasileira. Precisamos marcar essa importância. Os artistas homenageados são pessoas importantes em épocas importantes do Brasil. Benedicto Lacerda é da Era de Ouro do Rádio. Ele fez presença nos tempos da profissionalização dos músicos no país. Luiz Barbosa participou na afirmação do samba no repertório da Música Popular no Brasil.” – explicou Rúben.

O evento é uma realização da Usina de Fomento Cultural, com o patrocínio da Fundação Macaé de Cultura e conta com o apoio cultural da Fiat Vallore, da Associação Comercial de Macaé (Acim), do Macaé Convention Bureau, ViaCabo TV e da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

Confira abaixo a programação:

DIA 07 - Quarta-feira Local: Rua Benedicto Lacerda (atrás do Mercado de Peixe) no “Bico da Coruja”
20h - Abertura no dia de comemoração aos 100 anos de Luiz Barbosa. Apresentação do grupo musical “Coletivo Só pra moer” de Macaé. O repertório conta com Choro, Samba e Gafieira  e participação especial do compositor Ivan Barbosa.
21h - Homenagem ao centenário de Luiz Barbosa com mostra de vídeo e fotos do artista.
21h15 - Show com a cantora Cristina Buarque e o grupo “Samba de fato”, constituído pelos artistas Pedro Miranda, Alfredo Del Penho, Paulino Dias e Pedro Amorim, que além do grupo, possuem carreira solo.

Dia 08 - Quinta-feira - Local: Praça Veríssimo de Mello – Centro.
18h –   “Camerata Petrobras”. 
19h – Apresentação do grupo musical Lira dos Conspiradores.
20h – Show da cantora Lita Lopes em homenagem a Carmem Miranda.

Dia 09 - Sexta-feira
10h – Oficina do Conhecimento - Local: Prédio do Teatro Municipal - 3º andar
- EMART (Fundação Macaé de Cultura) aberta aos alunos e à população. Encontro com bate-papo, áudios e vídeos sobre trajetória de Benedicto Lacerda e Luiz Barbosa, ministrada pelo músico e pesquisador Rúben Pereira.
Mostra Musical - Local: Praça Veríssimo de Mello – Centro.
18h – Apresentação da Orquestra Popular de Macaé (OPM).
19h – Show com Thaís Macedo. Pré-lançamento do CD da cantora.
20h – Mostra de vídeo documentário do Festival Cultural Benedicto Lacerda 2008.

Dia 10 - Sábado - Local: Calçadão da Av. Rui Barbosa – Centro.
11h – Show com Zé Rangel e grupo.
12h – Show com Grupo Palafita, finalizando a edição do Festival.
13h – Apresentação da Banda Sinfônica da Nova Aurora.

 

VT publicitário do FCBL 2010

Material Impresso e Publicitário

Cartaz-A3-FCBL-2010.jpg

Cartaz de divulgação FCBL 2010

Flyer-FCBL-2010.jpg

Flyer FCBL 2010

FOLDER-frente-FCBL-2010.jpg

Folder FCBL 2010 (Externo)

FOLDER-verso-FCBL-2010.jpg

Folder FCBL 2010 (Interno)

Fundo-de-palco-01-FCBL-2010.jpg

Fundo de Palco FCBL 2010

FCBL-2010-filipeta_frente.jpg

Filipeta FCBL 2010 (frente)

FCBL-2010-filipeta_verso.jpg

Filipeta FCBL 2010 (verso)

bottom of page