top of page

Festival Cultural Benedicto Lacerda 2009

LOGO_2009jpg.jpg
(Release oficial do FCBL 2009, com assessoria de imprensa da FV2 Comunicação Integrada, por Fernanda Viseu e Thaisa Barbiero)

Festival Cultural Benedicto Lacerda edição 2009 - Choro começa no próximo dia 22

O evento visa homenagear o filho da terra e resgatar a cultura da cidade

Começa no próximo dia 22, quarta-feira, o Festival que virou tradição em Macaé - Festival Cultural Benedicto Lacerda, promovido pela Usina de Fomento Cultural, com patrocínio da Fundação Macaé de Cultura, Prefeitura Municipal de Macaé e apoio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Macaé Visitors & Convention
Bureau e Via Cabo TV. O evento reunirá os amantes do Choro e do Samba, que durante 5 dias poderão participar de palestra, oficinas e shows.

Esta é a segunda edição do Festival e será realizado em duas etapas. A primeira será em abril, dedicada ao choro e a segunda em novembro voltada para o samba. O evento tem como objetivo resgatar a identidade cultural da cidade através de um evento que homenageia o macaense Benedicto Lacerda. Além da homenagem, outra
finalidade é inserir Macaé no contexto cultural dos amantes do Choro e Samba. Mostrar que a cidade não tem somente petróleo e sim costumes, memória e culturas.

Benedicto Lacerda largou a carreira militar e mergulhou de cabeça na música popular. Em 1928 foi tocar com o grupo regional Boêmios da Cidade, acompanhando Josephine Baker, tocando em cinemas, orquestras de teatros, dancings, cabarets. Nos anos 30 criou o grupo Gente do morro que gravou com os maiores cartazes da época como Silvio Caldas, Carmem Miranda, Luiz Barbosa e Carlos Galhardo. Atuou também como saxofonista em algumas orquestras de jazz. Sem contar com a famosa parceria com Pixinguinha na década de 40. Juntos eles revolucionaram a instrumentação brasileira e ainda influenciam os novos talentos musicais. Morreu no Rio de Janeiro, no dia 16 de fevereiro de 1958, antes de completar 55 anos. 

PROGRAMAÇÃO

No dia 22 de abril a partir das 20h30 no Teatro Municipal, haverá a abertura do Festival com o lançamento do documentário FCBL 2008 seguido do show do conjunto Época de Ouro. A formação atual do conjunto é Ronaldo do Bandolim no bandolim, Jorge Filho no cavaquinho, Toni Azeredo no violão de 7 cordas, André Belieny no violão
de 6 cordas, Antonio Rocha na flauta e Jorginho do Pandeiro no pandeiro.

Expressivo representante do Choro carioca, Jorginho do Pandeiro iniciou sua trajetória musical aos 14 anos, na Rádio Tamoio, onde se apresentou no conjunto de Ademar Nunes. Desenvolveu diversas atividades ligadas à música brasileira, como os trabalhos ao lado de Jacob do Bandolim, Regional do Canhoto, Clementina de Jesus e Paulinho da viola.

Uma das presenças ilustres neste primeiro dia será a do jornalista Sérgio Cabral que já publicou várias biografias, entre elas as de Pixinguinha, Ary Barroso, Tom Jobim, Grande Otelo e também já atuou em diversos programas culturais de TV. Sérgio Cabral fará o show junto do grupo Época de Ouro.

No dia 23 de abril - Dia Nacional do Choro haverá Oficina a partir das 10h da manhã com o grupo Época de Ouro na Escola Municipal de Artes (EMART) e na Praia das Conchas (Bico da Coruja) acontecerá a partir das 19h a apresentação do grupo Os Matutos, formado por meninos da cidade de Cordeiro/RJ. O grupo já gravou com artistas nacionais como Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Zélia Duncan, entre outros.

E para comemorar o Dia Nacional do Choro haverá uma apresentação da Oficina do Época de Ouro em clima de roda de choro na rua Benedito Lacerda (praia das conchas – Bico da coruja), além da apresentação do documentário FCBL 2008.

No dia 24 de abril - a partir das 19h, os grupos macaenses Atlântico e Conversa Comigo apresentarão o melhor do choro e do samba, no palco próximo a Sociedade Musical Nova Aurora, no calçadão da Av. Rui Barbosa.

Ocorrerão eventos simultâneos. Em Glicério, terá apresentação do documentário FCBL 2008 a partir das 20h e show com o grupo Galo Preto. Além de ser um dos mais antigos grupos de choro em atividade, o Galo sempre primou por um trabalho instrumental inovador, e por isso, cada novo disco lançado desperta um interesse enorme no meio artístico-musical, e é sempre muito elogiado pela crítica. O conjunto é hoje, com certeza, uma referência no cenário da moderna música instrumental brasileira.

Em seguida, o grupo 2X4, da região fará um show especial, com seus talentosos integrantes, Marcos Banana, Carlinhos 7 cordas, Zeca do Trombone e Thais Macedo.

No quarto dia, 25 de abril (sábado), o evento volta a acontecer na Nova Aurora. Pela manhã ás 10h30minh o grupo Mistura e Manda de Casimiro de Abreu, mostrará o talento dos meninos com idade entre 10 e 17 anos. Logo após, o coletivo Só Pra Moer, de Macaé, se apresentará com o show que fará no lançamento da biografia de Benedicto Lacerda por todo Brasil.

Á noite a festa será na Praça Principal do Parque Aeroporto a partir das 20h, começando com a exibição do documentário FCBL 2008 e logo após apresentação do grupo Quarteto Regra 3, de Campos. O Quarteto apresentará um repertório recheado de clássicos do Choro.

Depois a animação fica por conta da cantora Lene Moraes que fará apresentação com sambas de todas as épocas.
Paralelamente a estes shows, estará acontecendo, em Glicério, a apresentação do grupo macaense, Palafita que faz uma agradável mistura de choro e samba. Em seguida, show com o compositor Jorge Benzê, um apaixonado pelos ritmos de origem africana. Ele fará o show com sambas antológicos e composições próprias.
Neste dia em Glicério terá exibição do documentário FCBL 2008 ás 20h e a partir das 21 h sobem ao palco os dois grupos musicais.

No quinto dia, 26 de abril (domingo), a vez é da Lagoa de Imboassica ser palco do evento. No fim da tarde começa com apresentação das Oficinas de Música Brasileira do FCBL 2009 - Choro. Ás 17 h terá o encerramento com o grupo do instrumentista e compositor macaense, Zé Rangel. Todos os eventos terão entrada gratuita. 

VT publicitário do FCBL 2009

Material Impresso e Publicitário

FCBL-2009-Choro-Site-Usina.jpg

Cartaz de divulgação FCBL 2009

Credencial-FCBL-2009-Site-Usina.jpg

Credencial FCBL 2009

Folder-Externo-FCBL-2009-Site-Usina.jpg

Folder FCBL 2009 (Externo)

Folder-Interno-FCBL-2009-Site-Usina.jpg

Folder FCBL 2009 (Interno)

Certificado-FCBL-2009.jpg

Certificado de conclusão de oficina FCBL 2009

Convite-Frente-FCBL-2009-Site-Usina.jpg

Convite - Abertura do FCBL 2009 (frente)

Convite-Verso-FCBL-2009-Site-Usina.jpg

Convite - Abertura do FCBL 2009 (verso)

Camisa-FCBL-2009-Site-Usina.jpg

Camisa branca - FCBL 2009

bottom of page