Festival Cultural Benedicto Lacerda 2011

Logo-FCBL-2011.jpg
(Release oficial do FCBL 2011)

Festival Benedicto Lacerda: shows gratuitos até domingo

Após os eventos em locais fechados – com a inauguração de uma exposição e uma palestra – o Festival Cultural Benedicto Lacerda ganha as ruas da cidade a partir desta quarta-feira (29), com o show do Grupo Só Samba, na Praia das Conchas, a partir das 20h, na altura da Rua Benedito Lacerda. É o primeiro de uma série de shows ao ar livre, totalmente gratuitos, que compõem o Festival, que vai até domingo (2). Nesta quinta-feira (30) o Festival segue para a Praia dos Cavaleiros, com show do grupo Palafita, a partir das 20h. Os shows são todos gratuitos.

O Festival está em sua quarta edição e inclui exposição na Galeria de Artes Hidemburgo Olive, com fotografias e a história de vida do músico. Após o Festival, a exposição será itinerante, percorrendo escolas e outros espaços de exibição. Esse ano, o festival está sendo realizado em conjunto com o Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, organizado pelo Macaé Convention & Visitors Bureau, que também acontece no período, e que começa nesta quinta-feira (30).

A edição 2011 do Festival Cultural Benedicto Lacerda é patrocinada pela Petrobras e pela UTE Norte Fluminense, e conta com o apoio da prefeitura de Macaé. Também apóiam o evento a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Faculdade Salesiana, Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur), Fundação Macaé de Cultura,Macaé Convention & Visitors Bureau, Fiat Valore Macaé e ViaCabo.

Para 2012, o Festival já foi contemplado pelo Programa Petrobras Cultural, sendo o único do estado aprovado na categoria “festivais de música” e pela primeira vez será realizado também fora de Macaé, em seis municípios da região.

Benedicto Lacerda

Nascido em Macaé, em março de 1903, Benedicto Lacerda foi criado na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro do Estácio onde, muito cedo, conheceu Noel Rosa, Ismael Silva e outros sambistas. Já adulto, Benedicto Lacerda alistou-se no Corpo de Bombeiros, integrando a banda da corporação como flautista.

Depois de pedir baixa na carreira militar, o músico foi tocar com o grupo regional Boêmios da Cidade, tendo acompanhado, inclusive, a vedete americana Josephine Baker, quando de sua turnê pelo Brasil. No início da década de 30, Lacerda organizou o grupo Gente do Morro, caracterizado pelos efeitos de percussão e solos de flauta. A seguir, formou o Conjunto Regional Benedicto Lacerda, que acompanhou nomes como Carmen Miranda, Francisco Alves e Silvio Caldas.

Na década de 40, Benedicto registrou uma série de gravações antológicas em parceria de flauta e sax com Pixinguinha. Seus sucessos foram gravados por artistas de expressão como Dalva de Oliveira e Ademilde Fonseca. Benedicto Lacerda morreu em um domingo de carnaval de 1953.

Confira a programação de shows:

29/06
20h – Show com o Grupo Só Samba
21h30 – Roda de samba e choro com a Turma do Bico da Coruja
Rua Benedicto Lacerda

30/06
20h – Show com o Grupo Palafita
Praia dos Cavaleiros

01/07
20h – Show com o Grupo Choro na Feira
Praia dos Cavaleiros

02/07
9h
– Oficina com o Grupo Choro na Feira
12h – Apresentação com os alunos da Oficina
Sociedade Musical Nova Aurora
Av. Rui Barbosa, 551 – Centro, Macaé

20h – Show com o Coletivo Só Para Moer e Rildo Hora. Participações especiais do jornalista Sérgio Cabral e Jorginho do Pandeiro, diretor do conjunto Época de Ouro
Praia dos Cavaleiros

03/07
20h – Show com o Grupo Regra 3
Praia dos Cavaleiros

VT publicitário do FCBL 2011

Material Impresso e Publicitário

cartaz_FCBL_2011-JPG.jpg

Cartaz de divulgação FCBL 2011

FOLDER_FCBL_2011_frente.jpg

Folder FCBL 2009 (Externo)

FOLDER_FCBL_2011_verso.jpg

Folder FCBL 2009 (Interno)